segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Enciclopédia

 Denis Diderot & Jean D'AlembertResultado de imagem para diderot e d'alembert
  • O pensamento iluminista acreditava na possibilidade de o homem conhecer racionalmente a sua origem e o seu destino. Ao rejeitar explicações religiosas para os fatos da natureza e da sociedade, a corrente filosófica via no conhecimento racional o meio pelo qual o homem poderia libertar-se das trevas da ignorância. Era a idéia do progresso intelectual como condição para o progresso da humanidade que tanto empolgava o Século das Luzes (o século XVIII). Para serem úteis e contribuírem para o processo de “ilustração”, as idéias teriam de chegar ao público. Elas deveriam ser popularizadas.
    É no espírito dessa crença que surge o grande projeto iluminista: A Enciclopédia ou Dicionário Racional das Ciências das Artes e dos Ofícios por uma sociedade de letrados. Organizada pelos franceses Diderot e D’Alembert, a obra teve o seu primeiro volume publicado em julho de 1751.  O objetivo da Enciclopédia era reunir os conhecimentos sobre todas as coisas no estágio em que se encontravam e divulgá-los.  Ao instruir os homens, a obra também promoveria as suas virtudes. Tratava-se de um ambicioso projeto de universalização do saber, inspirado pela certeza de que “a difusão universal dos conhecimentos e das técnicas virá acarretar a libertação do homem, concorrendo para a sua progressiva felicidade neste mundo.”
    Dentro deste projeto, buscava-se não apenas lutar contra a ignorância, mas também dignificar o trabalho prático e desmistificar a atividade intelectual. Esta poderia ser, em princípio, acessível a todos os homens, seres racionais por natureza.

    http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo-complementar/a-primeira-enciclopedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário